Saturday, May 08, 2010

Minha mera concepção de maternidade


Dedicado à maior mãe do mundo

Em conversa com a minha mãe, hoje pela manhã, ela me disse que dia das mães é todos os dias. Mais uma vez preciso concordar com minha geradora. A mãe é mãe todos os dias. Ser mãe deve ser uma daquelas profissões que levam trabalho (e muito) para casa. Para mim, uma mãe deve ser mãe em tempo integral.
Dedicação e afeto são, portanto, importantes componentes do amor materno que faz com que nossas heroínas vivam seus íntimos momentos sem deixar de pensar e agir da melhor forma para que nossos íntimos momentos também sejam os mais plenos de felicidade possíveis.
O que machuca no universo maternal (ou pelo menos na minha ideia do que é ser mãe) é ver que algumas mães não se importam com seus filhos e vivem como se nunca tivessem gerado nada. Toda mãe é responsável por seus filhos, não importa a idade, a classe social ou a raça. A mãe é eternamente responsável pelo que gera.
Mas não posso reclamar de falta de amor, ainda que o receba quase sempre silencioso. Não posso reclamar de falta de responsabilidade, pois não há no mundo mãe melhor que a minha. Mãe que supere, mãe que ultrapasse... Não há no mundo outra mãe que eu mereça. Nem muito menos que eu queira. Quero a minha sempre e a todo instante. Quero ouvir dela as coisas chatas que me deixam furioso. Quero ouvir dela as perguntas repetitivas que me deixam louco. Não poderia querer outra. E a ela quero todo, o maior bem do mundo.
Já tive, porém, a oportunidade única de ter duas mães. Maravilhosas as duas. E da que se foi eu sinto saudades. Muitas saudades todos os dias e hoje principalmente. A mãe que se foi, foi uma mãe grandiosa que, além de ser grandiosa, me deu ainda a amada mãe de quem sou fã, a quem devo tudo o que sou e para quem quero ser tudo o que eu quero ser.
Feliz dia das Mães a todas a mães que exercem brilhantemente tal função.
Feliz dia das Mães a minha mãe, única e imperfeita, louca e eficiente... Feliz dia das Mães ao meu espelho de humanidade, dignidade e amor.

1 comment:

Juliana Matos. said...

Parabéns a ela..todos os dias de merecimento e amor a todas elas,mães!

Um abraço amigo!
Juliana