Monday, March 08, 2010

Farsa


Há sempre aquele momento em que a luta se torna falsa. Apesar da saudade rasgando o peito, não se desejava saber, não se desejava ouvir palavras que tornariam incertas as (falsas) certezas. Tudo isso porque dói perceber que não há estabilidade, mas sim a cruel instabilidade. Acreditar que se mudou de opinião e que, enfim, a luta à la Barroco chegou ao fim dando a vitória à razão é somente uma farsa.
Parece que como em uma transmissão de pensamentos ele diz sentir saudade quando é também saudade o que lhe faz questionar-se o motivo da ausência do outro. Parece que ele vem para marcar lugar, como se soubesse que o lugar corria perigo. Talvez nem corresse tanto perigo assim. É como se o lugar fosse dele e, mais que isso: no meio da perigosa rotina de viver o lugar pertence a ele. E lá se fora a "estabilidade". Mais que nunca é verdadeira a menina e suas incertezas e opiniões controversas...
Sonhar? Acreditar no futuro? "Um dia estaremos juntos, meu amor"? Isso tudo existe mesmo ou é tudo uma farsa? Embora seja ele o mais verdadeiro de todos é como se a lembrança e a saudade não fossem suficiente para torná-lo sumarento. Mas confiscando a vitória da razão, o desejo retorna e o quer, mais que nunca. Quer suas mãos, seus braços... Quer seu corpo o mais intensamente possível... Seria bem mais simples se fosse só uma questão de atravessar a rua.
Se fosse só atravessar a rua tudo não pareceria uma farsa. Perfeita seria a possibilidade de acreditar na farsa. Mas não! Não existem Senhores e Senhoras Smith. Não existe Mark Sloan. Derek Shepherd é também uma farsa. E não há por aí nem Fabrícios nem Cadus... Até mesmo Lucas e Ana perderam-se pelo meio do caminho provando que eles não eram realidade. Também Aquiles, Gael, Augusto, Leoni e todos os outros personagens são nada mais que papéis que morrerão após a última cena. E, assim, não há matéria consistente para o "tudo pode ser, só basta acreditar".
Tudo parece uma farsa. E se um não aceitou o seu convite, não há porque dizer ao outro que o lugar poderia deixar de existir, mas sim, que o lugar é dele... Parece, por fim, que dentro da maior farsa de todas está a verdade mais incontestável.

1 comment:

Juliana Matos. said...

Saudade, sentimento dificil de se controlar, ir a luta seria o melhor? Acredito! Talvez essa instabilidade de sentimentos seja pela vontade de querer mais e isso é bom..o futuro nos reserva muito!
Um abraço Júnior!