Sunday, February 22, 2009

PS: O trecho que não deve ser esquecido


Alguns filmes sempre impressionam a quem é amante do cinema. Talvez a emoção venha do estado de espírito, dos sentimentos nossos que coincidem com aqueles expostos na tela. É como assistir PS: I love you em uma noite fria quando seu coração está transbordando de saudade e paixão.
O filme de 2007, dirigido por Richard LaGravenese e estrelado por Hilary Swank e Gerard Butler conta uma história de amor que poucos acreditam que possa acontecer na vida real. Um homem apaixonado faz do seu último ato de amor o mais inesquecível e especial de todos. Uma mulher cujo coração está em pedaços devido à morte de seu jovem marido recebe a maior prova de amor que ele poderia lhe dar.
O filme mostra, em palavras semelhantes às que foram utilizadas pela protagonista, que a vida é a coisa mais interminavelmente curta. É interminável pela dor que sentimos e é curta porque precisamos dizer adeus a quem mais amamos na vida.
Lágrimas escorrem pelo rosto de quem assiste ao filme para acompanhar as lágrimas de uma mulher de trinta anos que, provavelmente, vê-se diante da morte pela primeira vez. A morte como negação da vida. A morte como uma faca que corta a vida arrancando o que mais nos traz vida: o amor. As lágrimas realmente escorrem por causa de cartas que foram escritas para serem o mais nobre ato de amor. As linhas deixadas por um marido apaixonado, cuja vida fora interrompida por um tumor no cérebro, são para fazer com que uma jovem viúva supere a dor de perder seu amor para a mais invisível e temida adversária: a Sra. Morte. Mas são também para nos fazer esperar o carteiro com a esperança de que cartas de amor também sejam enviadas ao endereço de nosso coração. Eu já me sinto satisfeito com e-mails especialmente escritos a mim...
E como num piscar de olhos, quando você acha que o conteúdo das cartas acabou: "PS: I love you!". É aí que está o trecho mais importante de cada carta. Vem daí aquela vontade de abraçar quem você gosta e fazer com que as palavras deixadas para o post scriptum se tornem o trecho do qual não devemos esquecer jamais.

E eu quase esqueço...
Ps: I miss you!

2 comments:

muriloha said...

Assisti recentemente também. É um belo filme. Parabéns pela resenha!

abs

Dudinhaaa said...

Foi um dos melhores filmes que já vi. Sou apaixonada por histórias assim.. Faz bem acreditar que ainda existam amores desse tipo.
Ainda lembro como se fosse hoje o dia em que vi esse filme. Nossa, como chorei. rs
Enfim, parabééns pelo texto!

beijos